PONTOS CANTADOS

O que é Ponto Cantado?

É a representação cantada pela força do Guia, do Orixá ou de um trabalho. Com o ponto cantado seguramos a irradiação e sustentamos todo o trabalho. O atabaque (toque) e o canto têm o poder de realizar trabalhos de magia branca ou de desfazer muitos trabalhos (rituais de magia negra) apenas com a irradiação da vibração desses elementos.

O ponto cantado pode ser considerado como uma forma de música para dar força ao Guia ou Orixá dando a sustentação para o trabalho e vibração para a Gira. Ele tem a mesma importância do ponto riscado, mas a diferença que a vibração é constante enquanto estamos cantando os cantos Umbandistas que se propaga no mundo astral de uma forma tão densa e intensa de quem realiza os trabalhos para que possa quebrar as demandas do terreiro.

Quando estamos cantando para os Guias ou Orixás estamos chamando suas forças para mais próximo da gente, e isso faz com que possamos nos alimentar da sua energia astral e assim renovaremos a nossa energia também.

Quando batemos palmas nos terreiros não estamos só expressando a nossa alegria de está naquele lugar, também estamos fazendo com que a nossa energia circule em todo nosso corpo, pois encostaremos a energia positiva da mão direita com a energia negativa da mão esquerda e quando derem o “choque” na hora do contato a nossa energia explodirá em nosso campo energético fazendo com que as nossas energias se renovem cada vez mais.

Quando cantamos a nossa mente liga com a nossa Entidade ou com a divindade começando a chamar para que aquela determinada força possa realizar um determinado trabalho ou consulta no terreiro. É muito importante que nesse momento não haja interrupções nos pontos para que o toque não enfraqueça o trabalho que se realiza.

Então em resumo geral, o ponto cantado nos terreiros ou no tambor de mina é nada mais ou nada menos que uma vibração astral positiva para descarregar, renovar ou recarregar as energias, quebrar demandas, sustentar e realizar trabalhos acionando a ligação com o plano astral e as divindades.